Simples Nacional, quando é vantagem?

Simples Nacional, quando é vantagem?

17 de agosto de 2018 0 Por Dica de Gestão

O Simples Nacional é uma modalidade de tributação simplificada que pode ser escolhida por micro e pequenas empresas. Essa definição parece ser bastante atrativa, o que é verdade, desde que valha a pena para o empreendimento.

Ou seja, de acordo com o seu negócio, pode ser melhor continuar ou preferir o lucro presumido, a outra modalidade tributária pela qual pequenas e microempresas podem optar. Então, afinal, Simples Nacional, quando é vantagem?

Para saber a resposta a essa perguntar e entender melhor o seu funcionamento e os benefícios do Simples Nacional, continue lendo este artigo e confira os tópicos a seguir:

  • O que é Simples Nacional?
  • Quem pode optar pelo Simples Nacional
  • Benefícios do Simples Nacional
  • Afinal, é vantagem optar pelo Simples Nacional?
  • Como gerenciar com sucesso a sua empresa

O que é Simples Nacional?

Há mais de uma década, o governo federal criou o Simples Nacional para simplificar a burocracia das pequenas e microempresas. Dessa forma, os empreendimentos que se enquadram nessa modalidade possuem uma rotina mensal fiscal facilitada.

Além disso, a carga tributária também é reduzida, bem como unificada, uma vez que só possui uma guia de imposto para pagar, a chamada DAS. Outra praticidade do Simples Nacional é que as atividades relacionadas a ele podem ser executadas por meio do seu portal na internet.

O Simples Nacional também é formado por anexos, os quais possuem as suas respectivas alíquotas, de acordo com um grupo de atividades. É dessa forma que as empresas que optam pela modalidade tributária sabem a porcentagem que devem pagar de tributos ao governo.

Quem pode optar pelo Simples Nacional

Como já dito, as empresas que podem aderir ao Simples Nacional são as pequenas empresas e as microempresas. No entanto, é preciso ainda conferir a sua atividade, faturamento e questões de sociedade para ter certeza que é possível fazer essa escolha.

De maneira resumida, para esse enquadramento é preciso faturar até R$ 4.8 milhões; não ter sócios e, se tiver, existem algumas condições; não ter dívidas com o governo; e não ter filiais ou representante da empresa com sede no exterior.

Outras exigências são não ser uma cooperativa, com exceção as de consumo, nem ONG, Oscip, banco e financeira, além de outras modalidades de atividade. Já para saber se o seu ramo de empresa pode ser enquadrado, acesse o site da Receita Federal.

Benefícios do Simples Nacional

Veja quais são os benefícios das empresas que se enquadram no Simples Nacional:

  • Pagamento de imposto unificado, ao contrário de ter que pagar diferentes guias com periodicidades variadas, que complicam a rotina de pequenas empresas;
  • Redução de tributos em relação à modalidade Lucro Presumido, uma vez que a alíquota varia de acordo com a atividade da empresa;
  • Contabilidade mais simples, contribuindo com a redução de custos do empresariado, pois está isento de algumas declarações. Entre elas, Sped Contribuições, DCTF e SISCOSERV;
  • Facilidade no parcelamento e a apuração de débitos junto à Receita Federal, ajudando a empresa a se manter em dia com o fisco;
  • Possibilidade de receber investimentos, os chamados Investidores Anjos, que garantem a segurança jurídica dos envolvidos;
  • Isenção da necessidade de Certificado Digital para empresas de serviço com menos de cinco funcionários, embora algumas prefeituras exijam.

Afinal, é vantagem optar pelo Simples Nacional?

A resposta para a pergunta Simples Nacional, quando é vantagem? tem a seguinte resposta: depende. Isso porque, como foi visto, a alíquota para cada optante por essa modalidade de pagamento de tributos varia de acordo com a sua atividade principal.

Em alguns casos, a alíquota do Simples é até maior em relação à praticada pelo Lucro Presumido. Por isso, para entender melhor, vale dizer o Lucro Presumido é o regime de tributação para pequenas e microempresas que não escolhem o Simples.

Ele consiste em uma alíquota única sobre o faturamento, presumindo o lucro da empresa, definido pelo governo. As suas alíquotas são as seguintes:

  • PIS – 0,65% mensalmente;
  • COFINS – 3,00% mensalmente;
  • ISS – de 2,00% a 5,00%, conforme a cidade e atividade;
  • CSLL – 2,88% trimestralmente;
  • IRPJ – 4,85% trimestralmente.

Dessa maneira, o total, em geral, fica em 16,33% na média. A partir disso, para saber o que é melhor para o seu negócio, é preciso considerar três pontos principais:

  • O Simples Nacional facilita o pagamento os impostos devido a guia única;
  • Faturamento da empresa, pois existem faixas do Simples que interferem na sua alíquota;
  • A alíquota conforme a atividade da empresa.

Então, o melhor é conversar com o contador da empresa para fazer os cálculos adequados e ver o que, no final das contas, é melhor para o seu negócio. Pois, como você pode ver, embora em um primeiro momento o Simples pareça ser a opção mais vantajosa, nem sempre é.

Como gerenciar com sucesso a sua empresa

Independentemente se você optar ou não pelo Simples Nacional, uma coisa é certa: é fundamental investir em um sistema de gestão empresarial. Dessa maneira, você consegue administrar de forma apropriada o seu negócio como um todo.

Um software ERP é um grande aliado do setor financeiro da sua empresa, sendo que ele é essencial para você saber qual a modalidade tributária mais benéfica. Mas não é só isso, esse programa pode emitir nota fiscal e boleto bancário.

Além disso, contribui para a gestão do estoque, das vendas, do comercial, do RH e dos demais setores do seu empreendimento. Essas vantagens são possíveis porque um software ERP informatiza os dados, conecta os setores e automatiza os procedimentos.

Isso quer dizer que a sua equipe consegue trabalhar com muito mais rapidez, sem perder em qualidade e sem que ninguém fique sobrecarregado. Assim, você pode até mesmo reduzir o quadro de pessoal, pois com as funcionalidades desse programa tudo fica mais fácil de fazer.

O IT Refresh é um sistema de gestão empresarial que oferece essas e muitas outras vantagens para empresas de todos os portes e segmentos de mercado, inclusive, as optantes pelo Simples Nacional. Além disso, esse software ERP é online, permitindo acesso remoto.

Se você deseja segurança para as informações da sua empresa e eficiência para a rotina empresarial, clique aqui e saiba mais.