Como unir a equipe?

Como unir a equipe?

13 de setembro de 2018 0 Por Dica de Gestão

Uma receita de sucesso para um empreendimento exige uma série de ingredientes que, juntos, contribuem com o alcance dos objetivos propostos. Além de produtos e serviços de qualidade, bom atendimento e outros fatores, é essencial ter uma equipe vencedora.

Para tanto, é preciso estimular o trabalho em equipe e o bom relacionamento entre todos, o que nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal, em empresas é normal que haja pessoas com diferentes perfis. Mas é possível obter êxito nesse quesito.

E se você quer aprender a como unir a equipe, continue lendo este artigo e confira os tópicos a seguir.

  • Saiba gerenciar os conflitos
  • Promova o trabalho em grupo
  • Mostre as vantagens de trabalhar juntos
  • Estimule a troca de ideias
  • Determine uma função a cada colaborador
  • Aposte na capacitação da equipe
  • Invista em canais de comunicação
  • Ofereças as ferramentas certas de trabalho

Saiba gerenciar os conflitos

Um dos principais fatores para aprender a como unir a equipe é saber como gerenciar os conflitos entre os seus membros. Por mais que ela tenha profissionais competentes, é possível que um ou outro conflito aconteça.

Nessa hora, é preciso estar preparado e ter uma maneira de agir, sendo que a forma certa depende do perfil dos seus funcionários. De qualquer modo, é importante você deixar claro que todos devem agir com respeito e deixar as diferenças de lado.

Independente das crenças, gostos e preferência, no ambiente de trabalho, o foco deve ser o trabalho em conjunto. Embora possa haver amizade entre os colaboradores, o que é bastante comum, isso não é um pré-requisito para a qualidade do trabalho em equipe.

Promova o trabalho em grupo

Equipes que trabalham em grupo conseguem alcançar objetivos de maneira mais assertiva, porque não se corre o risco de perder tempo realizando tarefas que os outros já fizeram. Também se ajudam mutuamente, tornando-se mais produtivas.

Mas é você, como gestor, que deve promover esse trabalho colaborativo, delegando funções de maneira que os seus funcionários tenham que manter a comunicação afinada. Você pode unir a sua equipe sem nem falar nada, só agindo de maneira que isso ocorra naturalmente.

Mostre as vantagens de trabalhar juntos

Da mesma forma que você pode promover o trabalho em grupo de modo que ele aconteça naturalmente, sem que se tenha que dizer que isso deve ser feito, é possível mostrar para os colaboradores os benefícios de trabalhar em equipe.

Para tanto, delegue funções para que sejam feitas em conjunto que você já sabe que terão resultados mais satisfatórios. Quando os objetivos forem alcançados devido aos esforços coletivos, dê ainda mais valor a essas realizações.

Estimule a troca de ideias

Outra dica de como unir a equipe é estimular a troca de ideias entre os seus membros quando forem realizadas reuniões e outros momentos em que decisões são tomadas e escolhas são feitas. Isso contribui ainda com a sua relação com a equipe.

Afinal, quando os funcionários são ouvidos pela empresa, eles sentem-se motivados a darem o seu melhor, pois são considerados parte importante do seu negócio. Além disso, quando você está aberto a ouviu os seus funcionários pode se surpreender com suas ideias.

Muitas vezes, eles estão mais próximos do mercado consumidor e, por isso, conseguem perceber melhor as mudanças e, dessa forma, indicar o que pode ser feito para aumentar a conversão de vendas. Como você pode ver, com isso todos saem ganhando.

Determine uma função a cada colaborador

Além dos aspectos de relacionamento que você deve gerenciar para unir a equipe, é de fundamental importância seguir algumas regras básicas. Entre elas, a de definir uma função específica para cada funcionário do seu negócio.

Quando isso não é determinado, pode haver muita confusão, já que nem todos terão de forma clara quais são as tarefas que deve desempenhar. Esse pode ser, aliás, um motivo para iniciarem-se os conflitos.

Portanto, defina muito bem o que cada um deve fazer, embora isso não deva ser razão para as pessoas não trabalharem em grupo e nem trocarem ideias.

Aposte na capacitação da equipe

Para manter a boa relação entre os seus colaborares, a equipe unida e todos satisfeitos, mais uma dica é investir na capacitação constante dos seus funcionários. Isso pode ser feito por meio de palestras, cursos, workshop e outras oportunidades.

Além de capacitar profissionalmente, vale a pena investir em palestras motivacionais, uma vez que podem dar a guinada que estava faltando para a sua equipe trabalhar com mais prazer.

As palestras podem até mesmo abordarem temas a respeito de conflitos no trabalho. Se você perceber que existe algo de errado, nada melhor do que chamar um profissional para falar sobre o assunto.

Invista em canais de comunicação

Mesmo uma equipe unida pode ter dificuldades em trabalhar de maneira conjunta quando não possuem os canais de comunicação apropriados. Afinal, de nada adianta se comunicarem adequadamente nas reuniões se depois não conseguem manter o diálogo atualizado.

Hoje em dia, existem muitos recursos digitas que contribuem com a organização do trabalho e com a comunicação entre os membros da equipe. Essas ferramentas, como Teams e Runrun, permitem o compartilhamento de arquivos e a delegação de tarefas em projetos.

Ofereças as ferramentas certas de trabalho

Outra ferramenta essencial para gerenciar não só o trabalho executado pela sua equipe, como também todos os processos dos setores é o software ERP. Trata-se de um sistema de gestão empresarial que informatiza todos os dados do seu negócio.

Com isso, conecta os setores de forma eficiente e automatiza processos para que tudo seja feito com muito mais rapidez, sem perder em qualidade e sem sobrecarregar nenhum colaborador. Além disso, se ele for online, pode ser acessado de qualquer lugar.

Da mesma forma, pode ser acessado a qualquer momento, através de smartphones e outros dispositivos móveis. O software ERP evita ainda o retrabalho, assim, não se corre o risco de alguém fazer o que outro funcionário já fez.

A ferramenta dispõe, inclusive, de diferentes relatórios e inventários, essenciais para a tomada de decisões. Dessa forma, contribui em muito com a união da sua equipe e com o sucesso do seu negócio.