5 dicas para ajudar você a construir e proteger a sua marca
No Brasil, as pequenas empresas são vistas como uma influência positiva e representam 27% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.
Então por que não aproveitar a posição única e o bom andamento dos seus negócios para começar a construir a sua identidade de marca?
Você sabe por que as grandes companhias investem tempo, esforço e dinheiro para desenvolverem a sua estratégia de branding?
Por que é a marca que diferencia uma empresa dos seus concorrentes e propicia uma conexão permanente com seu público.
Acima de tudo, o que podemos aprender com as grandes marcas é ter uma mensagem consistente e trabalhar para que o nome evolua junto com os negócios.
Quer criar uma marca forte para se diferenciar da concorrência? Seja qual o seu nicho de atuação, entenda que sua identidade é muito mais do que seu logotipo, merchandising ou produtos.
Em tempos de redes sociais, sua marca também será construída pelo modo que você se posiciona e lida com os seus clientes, fornecedores e até mesmo concorrentes.
Agora que já sabemos por que é importante investir na criação de sua identidade, vamos listar 5 dicas para ajudá-lo nesta jornada.
1 – Identifique qual o seu valor de marca
Se você deseja criar uma marca forte, será necessário fazer a lição de casa. A primeira delas é identificar o faz sua empresa ser única.
O que diferencia o seu negócio de outros no seu setor? Lembre-se que a sua marca não está vinculada apenas aos elementos visuais.
A sua identidade é construída a partir do que você faz; suas interações com o cliente e o tipo de informação que você compartilha.
Então, você sabe quem você é como é percebido pelo seu público-alvo?
Descubra se não há uma lacuna ou falta de alinhamento no que você projeta e o que você oferece.
Para isso, conheça o seu grupo alvo e concentre-se em se conectar por meio de uma mensagem atraente e que seja eficaz em transmitir o seu valor agregado.
2 – Entenda qual é o seu propósito
Por que você abriu a sua empresa? Qual o seu objetivo? O que você está fazendo de diferente para agregar valor ao seu produto ou serviço.
Você precisa ser claro sobre a visão do seu negócio e o que o diferencia da sua concorrência.
E pergunte-se – Quais são os principais benefícios que seus clientes têm quando adquirem um produto ou serviço da sua empresa?
Se você ainda não tem a resposta, a sua lição de casa aumentou. Caso já tenha uma resposta definitiva, você está pronto para criar a sua proposta de valor e investir em uma estratégia de marketing.
Seu posicionamento poderá ter como alicerce qualidade do atendimento, exclusividade do produto, inovação. Ou ainda, uma combinação de todos esses elementos.
3 – Crie seu nome e desenvolva seu logo
Assim que você começa a projetar a sua empresa, você precisa pensar em um nome e um logotipo.
Ambos devem trabalhar em conjunto para refletir de forma clara e criativa a natureza e dinâmica do seu negócio.
Pense em longo prazo, no que você deseja se transformar, mas sem se tornar excessivamente abrangente.
Encontre o equilíbrio e pense na personalidade que você vai dar aos seus negócios.
Além disso, dedique-se aos detalhes do design, garantindo que o tamanho, a forma e as cores usadas em seu material de divulgação impresso e seu marketing digital estejam em harmonia.
4 –Proteja seu nome com o registro de marca
Com certeza se você criou uma marca, você pretende usá-la e divulgá-la sem medo que a concorrência roube o seu nome.
Ou ainda abra uma empresa com um nome similar ao seu e oferecendo os mesmos serviços.
Resumindo, se você cria uma marca para seus produtos e/ou serviços, você deseja exclusividade.
Mas esse direito de uso exclusivo só se torna na prática uma realidade quando você faz o registro de marca.
Registrar a sua marca é uma das etapas fundamentais para construir uma identidade forte e diferenciada.
No Brasil, o registro de marca é realizado junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI.
5 – Seja consistente
Ser consistente é manter se fiel aos valores e personalidade da sua marca. É bastante comum algumas empresas crescerem e acabarem se perdendo no caminho.
Como ser consistente em tempos em que tudo muda tão rapidamente? Não estamos dizendo que a sua marca não deve evoluir, mas ela deve manter seus valores sólidos.
Por exemplo, uma marca é como uma pessoa. Ela tem determinadas características associadas que influenciam as pessoas.
Ela é jovem, divertida e forte? Então se mantenha firme na mensagem que você transmite. Nas redes sociais, por exemplo, compartilhe temas que estejam alinhados com a imagem que seu público espera de você.
Se você construir uma marca forte, ela também terá voz, se comunicará com os seus consumidores e se tornará referência.
E será essa tonalidade que você dá a sua comunicação que revelará se a sua marca é consistente ou não.
Além do mais é nesta busca pela consistência que você cria confiança e estabelece laços com o seu público.
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