4 Estratégias para você bombar as vendas na Black Friday
O dia 23 de novembro de 2018 é uma das datas mais aguardadas pelo varejo brasileiro, bem como por muitos consumidores que esperam a Black Friday para realizar as suas compras. Depois do Natal e do Dia das Mães, essa já é a data mais lucrativa para o comércio.
Embora em lojas físicas também seja realizada a Black Friday, no Brasil, são as lojas virtuais as principais responsáveis pelo maior número de promoções e vendas. Mas você sabe como fazer a sua empresa aproveitar esse dia para aumentar a sua conversão de vendas?
Dessa maneira, se você também deseja obter sucesso nessa data, continue lendo este artigo e confira quais são as 4 estratégias para você bombar as vendas na Black Friday. Para tanto, leia as informações contidas nos tópicos a seguir:
- 1 – Planejar com antecedência a campanha
- 2 – Avaliar produtos mais vantajosos para promover
- 3 – Definir tipos de promoções mais atrativas
- 4 – Apostar na criatividade e no marketing digital
1 – Planejar com antecedência a campanha
A primeira das estratégias para você bombar as vendas na Black Friday é o planejamento. Afinal, mesmo que seja apenas um dia de promoções, é de extrema importância que tudo seja muito bem pensado e organizado antecipadamente para obter os resultados esperados.
Por isso, quanto antes iniciar o planejamento, melhor, e quem já participou em anos anteriores da Black Friday com o seu comércio eletrônico deve usar os números das outras edições. Com isso, é possível já prever comportamentos de compra e estar preparado.
O mais importante é ter o histórico de visitas na loja virtual, quais produtos foram mais adquiridos e em qual quantia. Assim, fica mais fácil de identificar quais os produtos que podem entrar em promoção este ano e deixar o estoque com o número suficiente de unidades.
Esse histórico ajuda ainda a verificar quais os tipos de promoção que mais chamaram a atenção do seu público. Com isso, pode ser vantajoso repetir a dose e apostar no que você já sabe que tem mais chances de dar certo.
Além disso, vale a pena lembrar e identificar os problemas do ano anterior e criar formas de evitá-los nessa edição. Pode ser que a conexão não estava tão boa para os seus clientes e as compras demoraram a serem efetivadas, o que levou a algumas desistências, por exemplo.
Esse tipo de problema é bem comum e existem maneiras de deixar o seu e-commerce ainda melhor.
2 – Avaliar produtos mais vantajosos para promover
Outra fundamental estratégia para você bombar as vendas na Black Friday é avaliar quais são os produtos mais vantajosos para promover nessa data. Lembre-se que você deve dar destaque àqueles com os maiores descontos.
São esses os principais responsáveis por aumentar o número de visitantes no seu e-commerce. No entanto, pode não ser mais vantajoso promover aqueles que já possuem boa saída, mesmo com os seus preços originais.
Na Black Friday você pode aproveitar para queimar o estoque de produtos com menos saída, parados no seu estoque. Outra dica é destacar os artigos que estão em maior número no estoque e que você deseja reduzir a sua quantidade para adquirir novos itens.
Mais do que simplesmente aumentar a sua conversão de vendas, essa data pode ajudar o seu negócio a colocar o estoque em dia. E para saber quais as melhores escolhas nesse momento, leve em conta os dados do ano anterior e as previsões do seu segmento de mercado.
Da mesma forma, você pode colocar os preços mais baixos nos itens novos do seu e-commerce, se a ideia for usar a data para promover lançamentos e as novidades do seu mix de produtos. Por isso, é importante ainda definir os objetos da sua empresa para a Black Friday.
3 – Definir tipos de promoções mais atrativas
Mais um ponto relevante da sua estratégia para você bombar as vendas na Black Friday é determinar quais os tipos de promoções mais atrativas. Conforme o perfil do seu público e do seu nicho de mercado, algumas são potencialmente mais interessantes do que outras.
Além de apenas baixar o valor dos produtos, oferecendo descontos com alguma porcentagem, existem outras formas. Entre elas, “leve 2, pague 1”, cupom de desconto para as próximas compras e parcelamento a perder de vista sem juros.
Você pode ainda dispor de garantia estendida gratuita para o produto, sorteio de brindes e frete gratuito. Porém, não basta oferecer as promoções que mais chamam a atenção. Elas não podem causar prejuízo ao seu negócio.
Desse modo, é essencial ter um bom planejamento e colocar na ponta do lápis quais descontos são viáveis, sem atrapalhar o seu fluxo de caixa. Você também deve usar o conhecimento adquirido até então, a fim de fazer as escolhas mais assertivas para vender mais nessa data.
4 – Apostar na criatividade e no marketing digital
Criar expectativa nos clientes em potencial do seu negócio e, mais precisamente, nos consumidores que adquirem produtos na Black Friday é mais uma das estratégias para você bombar as vendas nessa data.
Afinal, como já foi dito, há um grande número de pessoas que ficam esperando todo o ano por esse dia. Elas pesquisam, guardam dinheiro e se organizam para fazer as suas compras. Então, nada melhor do que aproveitar esse clima para gerar expectativa.
Nesse sentido, o marketing é um grande aliado, inclusive, o digital, para quem tem lojas virtuais. Por isso, marque presença nas redes sociais antecipando as promoções, fazendo contagem regressiva e falando dos demais benefícios, como parcelamento, frete grátis, etc.
A criatividade é outro importante aliado. Assim, é necessário desenvolver uma campanha visualmente atrativa e interessante, que combine com as preferências do seu público alvo. E além de usar as redes sociais, aposte em outros canais de comunicação online.
Entre eles, e-mail marketing, newsletter, blog, Youtube e demais mídias que sejam acessadas pelo seu público. Afinal, não adianta investir nos canais que a sua audiência não usa, sendo essencial manter o foco nessa decisão e nas demais que permeiam a sua estratégia de vendas.