O que é plano de contas financeiro?

O que é plano de contas financeiro?

26 de março de 2019 0 Por Dica de Gestão

Uma parte importante do controle financeiro da sua empresa é o plano de contas, onde deve constar todas as contas a pagar e as contas a receber do seu negócio. Com essas informações sempre atualizadas, é possível manter o fluxo de caixa sempre em dia.

E para entender melhor o que é plano de contas financeiro e o que mais envolve esse tema, continue lendo este artigo e confira as informações nos tópicos a seguir:

  • O que é plano de contas financeiro
  • Importância do plano de contas
  • Como fazer plano de contas
  • Como dividir o plano de contas
  • Ferramentas para o plano de contas
  • Software ERP para plano de contas

O que é plano de contas financeiro

O plano de contas financeiro consiste em listar todas as receitas e todas as despesas do seu empreendimento. Ou seja, trata-se de um modo de classificar as movimentações de dinheiro, a fim de organizá-las, e até mesmo compreender mais amplamente a sua situação financeira.

Portanto, pode ser explicada ainda como uma ferramenta organizacional, uma vez que facilita a inclusão e a exclusão de itens, tornando tudo mais visualmente claro. O plano de contas contribui ainda para o controle financeiro do seu negócio.

Isso quer dizer que pode ser considerado como a base para o sistema financeiro da sua empresa. Isso, aliás, é de extrema relevância para a administração competente. E, por consequência, para a gestão empresarial de sucesso.

Afinal, ao identificar quais são todas as contas a pagar e a receber em um determinado período, é possível fazer as melhores escolhas, honrar os compromissos, tomar decisões assertivas e deixar a casa sempre em ordem.

Importância do plano de contas

Como você pode imaginar, ao entender o conceito de plano de contas financeiro, usar essa ferramenta no dia a dia do seu negócio oferece diferentes vantagens. A mais importante é saber a real situação da sua empresa, o que deve ser uma preocupação de todo gestor.

Dessa maneira, você consegue identificar com mais clareza quando é o melhor momento para fazer novos investimentos, quando é preciso economizar e até mesmo com o que é possível gastar menos. Além de grande aliado, o plano de contas facilita o dia a dia.

Já que se trata de uma lista para visualizar as contas a pagar e a receber, com o plano de contas é possível remover ou incluir despesas ou receitas com rapidez. A agilidade, hoje em dia, é uma necessidade em empreendimentos que sabem o valor do tempo.

Como fazer plano de contas

Em tese, o plano de contas financeiro é bem simples de fazer, pois consiste em listar as despesas e receitas da sua empresa. No entanto, simplesmente fazer uma lista manualmente ou colocar em uma planilha não vai ser tão eficiente quanto usar as ferramentas próprias.

Com as ferramentas adequadas para fazer plano de contas, é possível não só ter a lista de contas a pagar e contas a receber como integrá-la ao sistema da sua empresa. Assim, consegue-se atualizar automaticamente o fluxo de caixa e ter o controle financeiro otimizado.

Além disso, com a ferramenta apropriada, é possível classificar as despesas e as receitas, criando subdivisões, o que contribui em muito com a gestão das contas.

Como dividir o plano de contas

A principal divisão do plano de contas financeiro é classificar os itens em despesas e receitas. No entanto, quanto mais detalhada for a classificação da sua lista de contas a pagar e a receber, melhor.

Isso porque fica ainda mais fácil enxergar os grupos de despesas da sua empresa e os grupos de receitas. Dessa forma, além de mais organização, quando for preciso analisar onde é possível contar despesas, consegue-se tomar uma decisão mais assertiva.

As receitas são todos os ganhos que a sua empresa tem, sendo que em geral a maior parte delas tem origem das vendas realizadas, sejam de produtos, sejam de serviços. Já as despesas, em qualquer tipo de empreendimento, costumam ser muitas, entre elas:

  • Aluguel
  • Telefone
  • Internet
  • Fornecedores
  • Salários
  • Impostos
  • Água
  • Luz
  • Refeições
  • Manutenção dos equipamentos
  • Veículos
  • Aquisição de equipamentos, móveis, etc.

Além disso, cada item da lista de despesas pode ser detalhado. Quem possui mais de um veículo da sua empresa pode subdividir esse item de acordo com o número de carros. E assim, indicar o quanto cada um deles representa de custo mensalmente.

Se for preciso reduzir gastos é possível, portanto, verificar qual deles gasta mais combustível, por exemplo.

Ferramentas para o plano de contas

Quando se faz uso das ferramentas adequadas para gerenciar o plano de contas financeiro, é possível integrá-lo aos demais recursos para fazer o completo controle das finanças empresariais. Dessa maneira, o plano de contas não só atualiza o fluxo de caixa.

Também pode ser sincronizado com as contas bancárias para fazer a conciliação bancária. Outra vantagem é realizar um planejamento financeiro bem completo e que condiz com as finanças do seu negócio. Sem contar que é um grande aliado do seu contador.

Software ERP para plano de contas

O software ERP é um sistema de gestão empresarial que possui diferentes finalidades, como o controle financeiro e, por consequência, a ferramenta de plano de contas. Por isso, é a solução ideal para quem deseja gerir de forma completa e integrada o seu empreendimento.

Esse programa tem ainda os demais recursos que devem ser usados em conjunto com o plano de contas financeiro, como fluxo de caixa, conciliação bancária, emissão de nota fiscal, emissão de boletos e muito mais. Assim, é mais simples realizar o controle financeiro.

O software ERP também conta com módulos que atendem os demais setores do seu negócio, como estoque, vendas, RH e outros, os quais podem ser conectados com o financeiro. Isso quer dizer que toda a administração se torna interligada.

O resultado é alta eficiência para as tarefas cotidianas da sua equipe, mais rapidez e praticidade para as atividades rotineiras e total controle do que acontece na sua empresa. E mais, o acesso aos dados é remoto e pode ser feito de qualquer dispositivo com segurança.